O ZOOM SMART CITIES 2017 – Love the Future foi organizado pela Agência Conteúdo Chave, especializada em Smart Cities e Smart Tourism. Teve o apoio da NovaIMS, Medialine e BAC e envolveu parcerias com diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente Startups, empresas, cidades e organismos nacionais e internacionais.

A segunda edição do evento decorreu de 7 a 8 de Junho, no espaço da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e mais uma vez provou ser um momento de referencia para reflexão e discussão do futuro das Cidades Inteligentes não só em Portugal mas no mundo, visto que, derivado da qualidade dos oradores presentes, o ZOOMSC já não tem fronteiras, sendo um dos eventos com mais notoriedade internacional neste momento.

Na edição de 2017, o ZOOM voltou a marcar a atualidade e o compasso na abordagem das temáticas habituais em Smart Cities e também nas novas tendências e tópicos disruptivos que em breve serão incluídos também na agenda mediática, nomeadamente os relacionados com o “Blockchain” e “Fintech”. O ZOOM foi transversal a todos os sectores da sociedade com apresentações e tópicos tão variados como o Citizen Engagement, o Turismo, a Gentrificação e as novas realidades urbanas, a Contratação Pública e as Parcerias Publico Privadas, A Internet das Coisas (IoT), o Big Data, a segurança e privacidade, etc.

Mais de 450 pessoas demonstraram interesse em participar nos 2 dias da Conferência, que incluiu eventos integrados como a “Cimeira de Autarcas”, da Associação Nacional de Municípios (ANMP), um PhD Master Class GEO-C e um Smarthaton’17: a co-creation challenge for new ideas, solutions, models for Smart Cities’ projects .

Um público entusiasmado representando diversos sectores: autarcas, administração pública, especialistas séniores, investigadores, empresários, estudantes, especialistas em planeamento urbano, especialistas e desenvolvedores de tecnologia, designers, arquitetos, engenheiros, inovadores e criativos. Um momento de debate e troca de ideias com todos a contribuírem para o enriquecer o conteúdo, discutindo o progresso e o futuro das cidades em Portugal.

O ZOOM SMART CITIES 2017 contou ainda com a participação de alguns dos mais reconhecidos oradores nacionais e internacionais, 40 no total, que partilharam experiências de outras cidades, de empresas, de startups, de investigação e criação. Também responsáveis de diversas instituições e entidades públicas e privadas fazendo do ZOOMSC uma plataforma ímpar de comunicação, troca de contatos e conhecimento.

O convívio esteve também presente com momentos mais descontraídos, com música, boa comida e o habitual bom tempo propicio para uma bebida mais refrescante. São momentos que também aproxima os diversos stakeholders direta e indiretamente ligados às cidades, criando redes e aproximando decisores, especialistas e fornecedores de soluções e produtos.

Todos os conteúdos do evento serão divulgados nas páginas oficiais (Social Media) e agradecemos o envolvimento e contributo de todos os parceiros, apoios e delegados que contribuíram para que o enorme sucesso do ZOOM SMART CITIES 2017 – Love the Future, que estará de regresso em 2018 com mais novidades mas, sobretudo, com o mesmo espírito de integração e partilha.