O evento das Cidades Inteligentes em Portugal vai contar com uma série de especialistas em diversas áreas relacionadas com a atração de investimento e talento. Uma das novas realidades globais prende-se com a transformação das cidades em hubs de negócios e empreendimentos, contudo, aspectos legais e de regulação, constituem muitas vezes obstáculos que podem comprometer o desenvolvimento económico e colocar as cidades em desvantagem competitiva com outras onde os processos burocráticos e legais são mais ágeis e flexíveis.

A presença no ZOOM SMART CITIES 2017 de reconhecidos especialistas nas áreas legais, como são os casos dos Advogados João Caiado Guerreiro e Pablo Chillon torna o evento ainda mais heterogéneo, não se fechando sobre a tecnologia, mas antes abrindo horizontes de debate para as questões que são efetivamente urgentes e complementares numa Smart City.

O “Direito nas Cidades”, nomeadamente legislação que será necessário adaptar num futuro muito próximo para as Smart Cities é um dos desafios de reflexão, a Universidade Nova, por exemplo, parceira na organização do evento, tem já em curso diversas iniciativas relacionadas com esta temática.

Matérias relacionadas com o desenvolvimento económico e globalização, os avanços da tecnologia (Inteligência Artificial, Big Data, Privacidade, etc), o urbanismo e a promoção imobiliária, a relação das cidades com os stakeholders privados são temas que estão a ser tratados já em diversos fóruns internacionais como ocorreu também recentemente no MIPIM.

Também o ZOOMSC17 contará com os melhores especialistas nestas áreas, desde logo o destaque para o advogado João Caiado Guerreiro, o coordenador do departamento de corporate, comercial e societário e mercado de capitais na CAIADO GUERREIRO, Sociedade de Advogados.

João Caiado Guerreiro integra e coordena as equipas de direito bancário e financeiro, project finance, arbitragem & contencioso e foreign direct investment. João Caiado Guerreiro tem sido responsável por um importante número de operações e projetos de grande dimensão e complexidade nas suas áreas de atividade, em Portugal e no estrangeiro. Tem uma larga experiência em fusões e aquisições, sendo consultor de algumas das mais importantes empresas nacionais e estrangeiras operando em Portugal e Presidente da Assembleia-geral de várias das maiores sociedades sediadas em Portugal (banca, transportes, estacionamentos, engenharia, informática, etc.). João Caiado Guerreiro tem participado em transações de relevo nas áreas do project finance, titularização de créditos, fundos de investimento e derivados.

João Caiado Guerreiro é um dos advogados com maior notoriedade no país na área do mercado de capitais e fusões e aquisições, notabilizando-se em grandes projetos nacionais e internacionais. João Caiado Guerreiro é considerado pelo Chambers and Partners “star perfomer” nas áreas de Mercado de Capitais e Corporate e M&A.

Vai estar no ZOOM SMART CITIES 2017 nos dias 7 e 8 de Junho no Auditório da Universidade Nova em Lisboa.